02/03/2020
CONHEÇA O ESPECIALISTA QUE SE DEDICA AO ESTUDO SOBRE CABELOS?
Existem médicos especialistas em pele, em olhos, em ossos e em músculos. Mas você sabia que existe uma especialidade que cuida dos nossos cabelos? Esse é o médico tricologista. O nome é um pouco diferente, mas essa é uma especialidade médica que visa cuidar e solucionar os problemas dos cabelos e do couro cabeludo. A tricologia é a ciência dos cabelos, e pesquisa soluções para os mais diversos transtornos capilares que podem acometer a estrutura ou o aspecto dos cabelos, como queda e fraqueza dos fios, infecções e problemas no couro cabeludo.
Grande parte da população busca se consultar com um tricologista quando se depara com uma queda excessiva de cabelo ou sinais de calvície. O médico tricologista é capaz de diagnosticar a causa desse problema e buscar tratamentos específicos para prevenir ou corrigir esses problemas. Assim, os fios e o couro cabeludo são tratados conforme o resultado do diagnóstico médico, dessa forma os resultados tratamentos são muito mais efetivos. Por isso é tão importante a avaliação de um especialista. É muito comum recebermos pacientes que fizeram anos de tratamentos para queda de cabelo ou calvície com médicos dermatologistas, sem sucesso. Isso pode acontecer pois essa especialidade cuida da pele como um todo, enquanto o tricologista se especializa no estudo da estrutura do cabelo e do couro cabeludo, tendo muito mais propriedade para tratar esses problemas.
Uma das doenças que mais impulsionam a busca por um tricologista é a calvície, seja ela masculina ou feminina, hereditária ou por outras causas. Além de tratar a queda excessiva de cabelo, a tricologia é capaz de diagnosticar e tratar a perda de cabelo pelos mais diversos motivos, desde falta de exercícios físicos até situações de estresse ou causas nutricionais. Além disso abrange doenças genéticas que afetam os fios de cabelo danificados por tinturas e colorações, ou seja, tratamentos químicos e físicos que podem enfraquecer e auxiliar na quebra dos fios.
Contudo, o médico tricologista é capaz de diagnosticar e tratar doenças que prejudicam o couro cabeludo, não somente os fios. Alguns problemas recorrentes aqui na Clínica Stërah surgem de pacientes com dermatite seborreica, também conhecida como caspa, psoríase, infecções por fungos e até mesmo parasitas. Além desses problemas, doenças como alopecias cicatriciais, líquen plano pilar, alopecia fibrosante frontal, alopecia central centrífuga, foliculite decalvante e dissecante também podem ser tratadas por um tricologista.
Aqui na Stërah Medicina Estética Capilar, a Tricologista Dra. Marina Rombaldi (CRM 42857) está à frente da direção médica, sendo a responsável técnica pela clínica. Formada pela Universidade de Caxias do Sul, possui pós-graduação em Tricologia e formação na área de Medicina Estética. Além disso, possui vasta experiência na área da medicina estética e capilar, com participação em diversos cursos de atualização e congressos médicos na área.
Se interessou pelo assunto ou se identificou com algum dos casos citados nessa matéria?
Agende agora a sua avaliação médica com nossa tricologista e reinvente você!