03/04/2020
Manchas na pele incomodam uma grande parcela da população. Tendo coloração mais escura, amarronzada, vermelha ou branca; sendo chamada de melasma, efélide ou rosácea, se você sofre com esse problema, provavelmente já buscou diversas alternativas para se livrar ou disfarçar essas imperfeições. Porém, o que nem todo mundo sabe é que existem diversos tipos de manchas, e que cada uma deve ser tratada de uma forma diferente.
A principal causa de manchas amarronzadas na pele é a alta produção de melanina, que normalmente ocorre devido a exposição solar excessiva, alterações hormonais ou inflamações locais. Processos inflamatórios como espinhas, machucados ou até mesmo reações causadas pelo uso de algum produto também estão entre as origens mais comuns das manchas na pele.
Para cada tipo de mancha, existem várias possíveis soluções, mas o tratamento vai depender das características da marca e onde ela está localizada. Produtos com efeito clareador à base de ácido retinóico, ácido glicólico, nicotinamida ou vitamina C podem disfarçar a aparência das marcas a longo prazo. Além disso, procedimentos com laser ou peelings também podem trazer benefícios para a pele, pois estimulam a renovação celular e podem contribuir para a despigmentação das manchas.
Manchas Senis também conhecidas como melanoses são manchas escurecidas causadas pela exposição solar excessiva.
Sardas ou efélides são manchas causadas pelo aumento de melanina genético.
Melasmas são manchas mais resistentes, sem causa aparente além da alteração hormonal.
A aparência dos sinais e manchas pode ser melhorada combinando diversos tratamentos. Alguns podem ser removidos por meio de procedimentos com laser, enquanto outros podem ser disfarçados utilizando produtos para cuidado em casa ou em clínica e peelings. Normalmente, esses tratamentos são combinados para que o resultado alcançado seja mais satisfatório e efetivo.
O uso de dermocosméticos clareadores tem efeito?
A melhor forma de iniciar um tratamento para clarear manchas é consultando um médico de confiança, pois somente por meio de um diagnóstico é possível avaliar a origem da mancha e o seu melhor tratamento. Um hábito essencial em qualquer rotina é o uso de protetor solar diariamente. O uso de produtos com ácidos já é bastante difundido para clareamento de pele, já que apresentam um resultado muito eficaz até mesmo no combate de manchas resistentes. Ácido Retinoico e Ácido Kójico são ótimas opções para clarear as manchas devido a seus efeitos despigmentantes, sempre aliados ao protetor solar.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre os tratamentos de pele que oferecemos aqui na Clínica Stërah, entre em contato conosco!