28/04/2020
Skin Care é um termo em inglês que significa “cuidar da pele”, e abrange todos os cuidados diários que devemos ter com esse órgão que protege todo o nosso corpo. No nosso dia a dia, é muito comum deixarmos esses cuidados em segundo plano, especialmente em períodos de estresse, onde a rotina fica desregulada e esses hábitos são esquecidos. Como consequência, a pele fica danificada e exposta a diversos fatores que causam o surgimento de espinhas, oleosidade excessiva e poros obstruídos.
Todos os dias somos expostos a diversos fatores que danificam a pele e causam envelhecimento precoce: constante poluição dos centros urbanos; raios UVA e UVB; uso excessivo de maquiagens com substâncias desconhecidas; hábitos alimentares; enfim, uma série de fatores que aumenta a produção de gordura sebácea na pele que acaba obstruindo os poros, causando espinhas e uma aparência desagradável.
Uma boa rotina de skin care é composta por produtos específicos para seu tipo de pele, e possui três passos principais que vamos descrever em seguida. Antes de usar e comprar qualquer produto, é muito importante se consultar com um médico especializado, uma vez que cada pessoa tem um tipo de pele diferente, então possui cuidados e produtos específicos para sua manutenção.
Primeiro passo: limpar
Nessa etapa, é necessário utilizar um produto específico para o seu tipo de pele, de forma a não ressecar demais ou limpar muito profundamente os poros, danificando as camadas da pele. Utilize uma água micelar ou gel de limpeza oil free, para melhorar o aspecto da pele e remover a oleosidade dos poros.
Para um resultado mais intenso e duradouro, é interessante realizar em clínica um procedimento de limpeza facial, pelo menos uma vez ao mês, ou dependendo da recomendação do profissional. Aqui na Clínica Stërah realizamos diversos tipos de tratamentos faciais, dentre eles tratamentos com ácido hialurônico, vitamina C e máscaras de carvão ativado. Ao incluir a limpeza na sua rotina, sua pele poderá respirar melhor, e em poucos dias seu aspecto já é melhorado, uma vez que nos livramos das substâncias e células mortas que se acumulam no rosto.
Para uma limpeza mais profunda, é interessante realizar uma esfoliação facial. Contudo, por mais que essa etapa seja muito efetiva para a limpeza de cravos e desobstrução de poros, deve ser feita com muito cuidado, pois quando feita de forma incorreta ou em excesso, pode danificar sua pele. O recomendado é fazer uma esfoliação no máximo 2 vezes por semana, para não prejudicar o aspecto da pele e não desfazer as barreiras protetoras da mesma, o que pode trazer irritação e vermelhidão à pele.
Esse processo é importante, pois irá remover as células mortas do rosto, trazendo renovação a pele e deixando-a com os poros muito mais limpos. Mas atenção: peles sensíveis devem ter muito cuidado, pois a esfoliação pode trazer uma irritação muito forte a pele e deixá-la muito mais sensível.
Segundo passo: hidratar
Se engana quem pensa que peles oleosas não precisam de hidratação. No Brasil, grande parte da população possui pele oleosa ou mista, então muitas vezes acaba pulando esse passo tão importante.
A aplicação de cremes hidratantes com ativos rejuvenescedores como Vitamina C ou Ácido Hialurônico fortifica e melhora o aspecto do rosto, e previne o surgimento de cravos e espinhas. Isso ocorre porque as substâncias e ativos presentes nos hidratantes penetram a pele, fornecendo a umidade que ela precisa para se manter saudável. Dessa forma, o organismo entende que não precisa produzir o sebo que mantém a pele hidratada, então os cravos deixam de aparecer.
Terceiro passo: proteger
Essa é a etapa mais importante da sua rotina! Mesmo em casa, é importantíssimo aplicar filtro solar. Ele não só previne o surgimento de sinais de envelhecimento precoce como também nos protege a longo prazo contra problemas maiores, como o câncer de pele.
É preciso utilizar uma quantidade suficiente para cobrir rosto, orelhas, pescoço, colo e braços, ou seja, toda a pele que for exposta. E não se engane: por mais alto que seja o FPS (fator de proteção solar), é necessário reaplicar ao longo do dia. Nessa etapa a regra do tipo de pele também é importante. Existem protetores solares específicos para cada tipo de pele.
Muitas pessoas deixam de aplicar protetor solar quando está em casa, mas seu uso deve ser diário. Até mesmo em dias nublados, os raios solares atravessam as nuvens, mesmo que você não esteja sentindo calor. Além disso, há também os efeitos negativos gerados pela chamada luz visível à pele. Ela é a luz que nós conseguimos enxergar, como as dos eletrônicos. É por isso que o protetor deve ser usado mesmo em dias frios ou chuvosos.
Mantenha uma rotina de cuidados com sua pele, e ela irá agradecer e ressaltar mais ainda a beleza que existe em você.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre os tratamentos de pele que oferecemos aqui na Clínica Stërah, entre em contato conosco!