01/09/2022
Você sabia que a alimentação e a nutrição dos cabelos são temas ligados? Pois é ela quem diz, em uma pessoa sem predisposição genética de alopecia, quais fios ficam e quais fios caem. Este artigo que elaboramos vai tirar dúvidas que você nem sabia que possuía!
Muitos alimentos fornecem os nutrientes necessários para a preservação capilar, impedindo a queda considerada fora do normal (50-100 fios por dia em média). É comum perder alguns fios diariamente durante a lavagem ou styling. Mas se você consegue contar mais de 100 fios soltos pelo box do banheiro, sofá e travesseiro, é o caso da perda de cabelo excessiva ou prematura.
E se a causa não estiver ligada a doenças propriamente ditas, os alimentos podem sim fazer muito por você! Até porque, o que muita gente não sabe, é que uma das causas da perda de fios é a má alimentação. E, mesmo quando o motivo não é esse, a melhora na alimentação pode fazer parte do tratamento. Então, que tal entender o que pode ser feito - ou melhor - colocado na mesa?
Exagerar nos açúcares simples e alimentos ultraprocessados estimula a produção de sebo, que, em excesso, promove a proliferação de microorganismos que irritam o couro cabeludo. Isso causa inflamações e, consequentemente, o desprendimento dos fios. Assim como a falta de vitaminas (como A, B e C) pode causar a calvície telogênica, baixo crescimento dos cabelos, deixá-los grisalhos e ressecados, a falta de zinco também pode influenciar na queda capilar, já que prejudica a síntese proteica e o metabolismo que controla a formação dos folículos pilosos.
Para combater a queda, é necessário a ingestão das vitaminas citadas anteriormente e mais! Inclua na sua alimentação diária alimentos ricos em ferro, zinco, metionina, arginina, lisina, cisteína e ómega 3.
O consumo destes ativos trazem ótimos resultados, dentre eles:
- Retardar a queda;
- Fornecer brilho e força aos fios;
- Redução de cabelos brancos;
- Auxiliar o transporte de oxigênio para os folículos capilares;
- Produção de queratina, colágeno e multiplicação celular;
- Equilíbrio da oleosidade dos fios.
Para auxiliar na saúde capilar ainda devemos ingerir a quantidade ideal de água por dia, e isso varia de pessoa para pessoa (35ml x peso corporal), ter uma qualidade de sono diária, evitar os banhos quentes e tratar os desequilíbrios hormonais que podem surgir ao longo de nossa vida.
A Stërah trouxe, além de dicas valiosas para o dia a dia, uma lista de alimentos auxiliadores na prevenção da queda capilar que você deve ter à mesa, tais como peixes, ovos, folhas verde-escuras, arroz com feijão e vinagre de maçã.